Busca proporcionar independência nas atividades cotidianas, trabalhando habilidades cognitivas e sensoriais, organizando o ambiente do indivíduo.
A Psicologia Infantil, aliada à Análise do Comportamento Aplicada (ABA), promove o desenvolvimento emocional, social e comportamental de crianças com TEA.
A ABA utiliza intervenções baseadas em evidências científicas para reforçar habilidades positivas, reduzir comportamentos desafiadores
e melhorar a comunicação.
Nossa abordagem é personalizada, respeitando o ritmo de cada criança e envolvendo a família no processo.
São importantes técnicas para o desenvolvimento dos pacientes formatadas como um programa individualizado.
Esse processo ajudar a avaliar, identificar e desenvolver junto às crianças as habilidades sociais, de comunicação, autonomia e independência, além de promover a inclusão escolar.
Estuda as relações entre o cérebro, comportamento e funções cognitivas, como memória, atenção e linguagem. Através de avaliações especializadas, identifica habilidades e dificuldades, contribuindo para diagnósticos precisos e intervenções eficazes. Seu trabalho abrange desde reabilitação cognitiva até suporte emocional, visando melhorar a qualidade de vida e promover autonomia.
Utiliza a música baseada em evidências científicas, considerando melodia e ritmo, para tratar necessidades físicas, emocionais e sociais.
Emprega diversas formas de expressão artística com o objetivo de auxiliar na elaboração de sentimentos, promovendo saúde mental e equilíbrio emocional.
Método terapêutico que emprega cavalos para incentivar o desenvolvimento biopsicossocial, sendo especialmente benéfico para pessoas com deficiências.
Desempenha um papel essencial no desenvolvimento da comunicação e linguagem em crianças com TEA.
Com abordagens baseadas em evidências, trabalhamos desde a melhora da fala e compreensão até o uso funcional da comunicação. Cada plano é adaptado às necessidades individuais, promovendo interações mais eficazes e qualidade de vida.
Atua principalmente com pessoas com autismo, promovendo a ampliação de habilidades motoras e sensoriais, bem como equilíbrio e força.
Colabora para promover o acesso das crianças às mais recentes tecnologias como forma de aprendizado, além de ampliar suas habilidades cognitivas.
Esse conhecimento adquirido é também um importante passo para aproveitamento de inserção futura no mercado de trabalho
Avalia e orienta a melhor composição para alimentação dos pacientes incluindo
alimentos naturais, proteínas e gorduras saudáveis. Uma alimentação balanceada é importante para o desenvolvimento e o
crescimento da criança com TEA, além de ajudar a prevenir situações como prisão de ventre, deficiência de nutrientes, obesidade ou doenças cardiovasculares.
A psicomotricidade é uma ciência que envolve o desenvolvimento integrado de
habilidades motoras associado aos aspectos emocionais e cognitivos, com a finalidade de melhorar e lapidar as expressões coordenadas dos movimentos do indivíduo durante uma atividade ou uma tarefa sequencial.
A orientação parental auxilia os pais e/ou responsáveis pelos autistas a tomarem decisões relacionadas às diferentes etapas do crescimento das crianças. Essa técnica ajuda a entender com maior abrangência as necessidades específicas das crianças, desde suas preferências de comunicação até suas dificuldades sensoriais e sociais, estimulando sempre a melhoria contínua.
É uma terapia lúdica que colabora para estimular as competências das crianças autistas para o desenvolvimento da
atenção compartilhada, troca dialógica,
resolução de problemas, comunicação
verbal e não-verbal, planejamento,
aspectos de motricidade, raciocínio,
atenção e, principalmente, as habilidades
sociais.
Através dos efeitos fisiológicos e terapêuticos da água, essa ação promove o relaxamento e fornece estímulos sensoriais que auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, melhoria do tônus muscular, equilíbrio e planejamento motor, que são pontos importantes no tratamento e acompanhamento de crianças com TEA.
É uma terapia que ajuda a regular as respostas sensoriais de crianças autistas,
melhorando o seu desenvolvimento e
bem-estar. Com essa técnica é possível
regular com maior eficiência as emoções,
reduzindo crises e comportamentos
desafiadores, melhorar a atenção e
concentração, desenvolver habilidades
motoras e aumentar a interação social dos pacientes.
A Encontrar realiza várias atividades para
estimular o desenvolvimento neurológico
e que estão diretamente ligadas aos três
pilares do Transtorno do Espectro Autista
(TEA) que são: a comunicação, a interação
social e o comportamento do paciente.
Essas oficinas podem ser temáticas
explorando e valorizando datas e
situações de destaque do cotidiano.
São diversas ações práticas de interação
social como passeios e visitas culturais
que visam ampliar a inclusão das crianças autistas no dia a dia, e gerar maior conscientização da sociedade sobre o espectro (TEA).
Os pacientes infantis com TEA iniciam o tratamento odontológico de forma terapêutica através de manejo especial onde o dentista onde apresenta os elementos presentes no consultório como o ar, a água, a cadeira, o motor e sua sonoridade, brinquedos e outros, começando assim a construir um vínculo sensorial do ambiente para o autista. Essa relação ‘‘dizer-mostrar-fazer’’é uma importante técnica para promover o encontro da confiança, entre dentista e paciente, e assim gerar um resultado de comportamento e entendimento colaborativo. Tudo feito para evitar e minimizar os quadros de alterações / desregulações, permitindo um atendimento natural e sem traumas ao paciente.